Telefones mais ecológicos em 2022

A indústria dos telemóveis é notória pelo uso do trabalho forçado e da extração de mineração mineral, levando os consumidores conscientes a questionarem-se se existem opções mais éticas e sustentáveis.

Em 2022, existem algumas opções de telefone eco-friendly, mas o mercado ainda não é competitivo. Ainda assim, existem formas de abordar a sua tecnologia com mais cuidado, o que é indiscutivelmente mais impactante do que comprar um modelo de telefone específico. Aqui estão os atuais modelos de telefone sustentáveis lá fora.

Telefones eco-friendly atuais no mercado

Não há telefones realmente sustentáveis que possam competir com opções mainstream. As opções sustentáveis ficam para trás na performance e na qualidade da foto.

Assim, recomendamos primeiro os telefones mainstream usados/remodelados, e depois algumas opções sustentáveis emergentes que podem funcionar para algumas pessoas. Se quiser um iPhone, deve considerar um iPhone X ou iPhone XR recondicionado. Continue a ler para obter dicas para cuidar do seu telefone também, já que a sustentabilidade não é, em última análise, consumir, mas sim reduzir o consumo e defender mudanças de maior escala.

1. Telefones usados ou remodelados

Como as pessoas passam pela tecnologia rapidamente, há uma ampla seleção de modelos usados em boas condições. Comprar tecnologia usada não só é mais ecológica, mas também rentável. Normalmente consegue economizar algumas centenas de dólares se optar por esta via.

Tenha em mente que pode não conseguir manter um telefone usado enquanto um novo, devido à vida útil da bateria e a atualizações de segurança limitadas (que é a obsolescência planeada para si). Procure um telefone com pelo menos 85% de capacidade de bateria e atualizações de segurança durante pelo menos os próximos 2-3 anos.

Se quiser um telefone de qualidade, usado com atualizações mais longas, procure um iPhone 12 ou Samsung Galaxy S21, uma vez que foram lançados em 2020-2021 e têm pelo menos 4-5 anos de atualizações a partir da data de lançamento. Para opções mais acessíveis, pode voltar atrás com um ou dois modelos, mas verifique novamente quando as suas atualizações terminarem.

2. Fairphone

Fairphone é um telefone modular, o que significa que as suas peças podem ser alteradas de forma independente, tornando-as facilmente reparáveis — na verdade, Fairphone vende peças separadas no seu site. O modelo mais recente (Fairphone 4) prolongou a garantia por 5 anos se comprar até ao final de 2022.

Para além da sustentabilidade, a Fairphone tem o cuidado de produzir os seus materiais de forma responsável, rastreando 14 materiais importantes. Muitas vezes provêm de minas artesanais éticas quando os materiais reciclados não estão disponíveis, embora admitam que não são 100% perfeitos e trabalham para materiais totalmente sustentáveis. A empresa também é uma B Corp, o que significa que são altamente classificados para responsabilidade social.

3. Teracube 2e

O Teracube 2e é outro telefone modular que tem uma bateria substituível e é feito a partir de materiais reciclados. Tem 64GB de armazenamento, 3 anos de atualizações e garantia de 4 anos.

Não partilham muito sobre quais os materiais reciclados e qual a percentagem. Também não é claro se eles extraem os metais preciosos de forma responsável, o que tornaria apenas ligeiramente melhor do que os telefones tradicionais.

4. Telefones convencionais com algumas medidas de sustentabilidade

Grandes empresas como a Apple estão a ouvir os consumidores e a começar a criar telefones mais sustentáveis. Nos mais recentes iPhone 13, 98% dos elementos da Terra Rara são reciclados. A Apple também exige que os seus fornecedores assinem um código de conduta e participem em auditorias anual.

Agora, a Apple está longe de ser uma empresa sustentável. Éconhecido por abrandar intencionalmente os telefones durante as atualizações para encorajar as pessoas a comprar novos telefones. But é bom ver as grandes empresas prestarem mais atenção ao fornecimento de material e mão-de-obra justa.

A Samsung é outro grande jogador no espaço do telemóvel, e os seus Galaxy S22 e S22+ usam 20% de plástico reciclado ligado ao oceano, além de alguns materiais reciclados noutras partes do telefone. Isto não é tão excitante como dizem, mas é melhor do que nada.