Dicas para Escolher o Melhor Médico de Gastroenterologia em Lisboa

Melhor médico gastroenterologista Lisboa

Está à procura do melhor medico gastroenterologia em lisboa? Este artigo pode ajudar 🙂

Se o seu Médico de Família o tiver encaminhado para um gastroenterologista, pode ir com aquele que o médico lhe sugerir ou escolher aquele que melhor lhe convier. Portanto, peça uma lista de especialistas que possa pesquisar e escolha qual deles deseja consultar. Para o auxiliar a fazer a escolha certa, temos algumas dicas para o ajudar a escolher o seu gastroenterologista, por isso consulte-as antes de marcar a consulta.

É provável que o seu médico o tenha encaminhado para um gastroenterologista em Lisboa, se os seus sintomas incluíam dor abdominal, azia frequente, hemorragia rectal, inchaço, movimentos anormais do intestino ou dores de estômago, problemas de deglutição, ou se for aconselhado a fazer um rastreio regular do cancro colo-rectal para o cancro colo-rectal.

Quer estes sintomas sejam graves ou apenas ligeiros, o seu médico pode querer excluir um problema gastrointestinal grave e a única forma de ter a certeza é uma visita a um especialista, pelo que não precisa de ser preocupante, apenas por precaução.

O que é um Gastroenterologista?

Os médicos que prosseguem a formação especializada no diagnóstico e tratamento de perturbações do Sistema Digestivo – cólon, intestino delgado, canais biliares, pâncreas, vesícula biliar, estômago e esófago, são chamados gastroenterologistas.

Além disso, alguns gastroenterologistas especializam-se em perturbações da motilidade, que podem afetar a forma como os alimentos e líquidos são digeridos e como o produto residual se desloca para o intestino e é depois excretado. Alguns destes especialistas também estudam e praticam a neuro-gastroenterologia, que é a forma como o cérebro interage com o intestino.

Escolher o gastrenterologista certo para a sua saúde

Por isso, tem sintomas ou sinais frequentes de que algo não está bem e o seu médico sente que merecem uma investigação mais aprofundada por um gastroenterologista que pode diagnosticar e tratar o seu problema. Agora precisa de encontrar o melhor especialista que lhe convier.

Mas antes de iniciar a sua pesquisa, tenha em consideração as seguintes informações. Os gastroenterologistas diagnosticam e tratam as seguintes perturbações, condições e doenças mais comuns:

  • Úlceras do estômago
  • Problemas de fígado
  • Dores gastrointestinais ou abdominais
  • Doenças pancreáticas
  • Doença Inflamatória do Colón
  • Síndrome do Colón Irritável (IBS)
  • Doença do Refluxo Gastroesofágico (GORD – refluxo ácido ou azia)
  • Doença celíaca
  • Doença da vesícula biliar
  • Pólipos (crescimento anormal possivelmente benigno ou pré-canceroso)
  • Hemorragia rectal
  • Alteração do hábito intestinal

Como Escolho um Bom Gastrenterologista?

A melhor maneira de começar a sua procura do gastroenterologista certo para si é começar com a sua lista de referência do seu GP. Amigos, familiares, ou outros prestadores dos seus cuidados de saúde também podem ser uma boa fonte de recomendações. Mas é importante considerar a educação e experiência do médico.

Faça a sua devida diligência na experiência do médico, e credenciais. Ao reduzir a sua lista, porque não chamar os especialistas que mais lhe interessam e perguntar-lhes sobre o seu trabalho, e talvez se pudesse fazer uma consulta para falar sobre o procedimento?

A maioria dos médicos inclui as suas qualificações e experiência, mais as suas bolsas de estudo e formação nos seus sítios na Internet, por isso não deixe de verificar.

Considere o Estilo de Comunicação

Ao escolher o seu gastroenterologista, é importante que se sinta ouvido e com quem se sinta confortável. A sua escolha de médico deve ser uma pessoa com quem possa falar e que forneça toda a informação de que necessita.

Ao encontrar o seu gastroenterologista pela primeira vez, tente fazer uma pergunta e avalie a sua resposta. O médico respondeu à sua pergunta de uma forma acolhedora, e compreendeu totalmente a resposta? Sentiu-se apressado durante a consulta? Se se sentiu como um número, ou que o médico não teve tempo para falar, então falta comunicação.

Um bom gastroenterologista deve fazê-lo sentir que eles têm tempo para ouvir e compreender as suas preocupações; devem tentar conhecê-lo e considerar as suas preferências de tratamento que delinearam claramente. O seu gastroenterologista em Lisboa deve também respeitar o seu processo de tomada de decisão.

Dia de Investigação Qualidade e Instalações Hospitalares

Considere a qualidade dos cuidados e das instalações que receberá no hospital em que o seu gastroenterologista trabalha. Alguns trabalharão em hospitais públicos e privados ou clínicas de dia, para que possa escolher qual frequentar para o seu procedimento. A qualidade do hospital ou da clínica é realmente importante porque aqueles que têm uma classificação elevada e uma acreditação apropriada, são suscetíveis de ter menos complicações e resultados adversos.

A localização do hospital de dia pode também ser importante para si. Se precisar de comparecer no hospital ou clínica para testes e tratamentos, a sua localização deve encorajá-lo em vez de o desencorajar.

Considere os Serviços Oferecidos

Os gastroenterologistas são treinados para realizar procedimentos como a gastroscopia, colonoscopia e endoscopia em cápsulas para diagnosticar e tratar doenças e distúrbios gastrointestinais. Os serviços incluem tanto procedimentos de diagnóstico como procedimentos terapêuticos – por exemplo, quando é encontrado um pólipo durante uma colonoscopia, então é realizada uma polipectomia para remover este pólipo.

Os gastroenterologistas em Lisboa também tratam condições médicas com medicamentos específicos. Os medicamentos utilizados para distúrbios do trato digestivo variam desde antibióticos (por exemplo, para a bactéria Helicobacter pylori que causa úlceras), suplementos de fibras, laxantes, antiácidos, medicamentos antidiarreicos e inibidores da bomba de protões até medicamentos específicos para a doença inflamatória intestinal (doença de Crohn e colite ulcerosa), incluindo imunossupressores e terapia biológica.

Considerar Custos

Os custos são uma consideração séria a ter em conta quando se decide qual o gastroenterologista a escolher, mas o que eles cobram dependerá do fornecedor. Cuidado que os custos elevados não refletem necessariamente o melhor serviço. Não se esqueça de perguntar sobre taxas e encargos e se tem ou não uma pré-consulta.

Se tiver um seguro de saúde, certifique-se de que sabe quanto terá de pagar. Fazer uma escolha sensata de gastroenterologista em Lisboa irá pô-lo à vontade, dar-lhe-á a melhor hipótese de tratamento de qualidade e os melhores resultados.

Melhores Médicos de Gastroenterologia lisboa

Existem várias clínicas e profissionais altamente qualificados em Lisboa que o ajudarão definitivamente nestas matérias, como por exemplo:

  • Vitor Fernandes
  • Clínica de Gastroenterologia de Almada
  • Dr. David Marques
  • Dr. Manuel Liberato

Esperamos que este artigo o ajude a encontrar o melhor médico  de gastroenterologia em Lisboa e que consiga resolver o seu problema o quanto antes.