Eficácia da Glucosamina e do Sulfato de Condroitina para a Osteoartrite

gglucosamina e condroitina

A medicina convencional ainda não tem um tratamento comprovado para parar ou retardar a progressão da osteoartrose.

Os suplementos nutricionais glucosamina e sulfato de condroitina surgiram como uma alternativa de tratamento para alguns pacientes que sofrem de dores por osteoartrite.

Talvez o aspeto mais importante dos suplementos de glucosamina e sulfato de condroitina é que se pensa que ajudam a retardar ou prevenir a degeneração da cartilagem articular, a causa subjacente da dor da osteoartrite. Os suplementos dietéticos de glucosamina e sulfato de condroitina também podem ajudar a aliviar as dores articulares existentes. Atualmente, pensa-se que ao contrário de muitos medicamentos disponíveis para tratar a dor e inflamação da artrite, os suplementos de glucosamina e sulfato de condroitina têm muito poucos efeitos secundários.

No entanto, os suplementos nutricionais de glucosamina e sulfato de condroitina não oferecem o alívio de dor desejado para todos os pacientes com osteoartrite. Na altura deste artigo, os benefícios e riscos de tomar glucosamina e sulfato de condroitina não foram definitivamente comprovados, e são necessários estudos a longo prazo para compreender melhor os seus efeitos.

Osteoartrose e Degeneração Articular

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem nas extremidades das articulações se desgasta e os ossos expostos se esfregam juntos. Este processo degenerativo causa fricção excessiva nas articulações, o que leva à perda de movimento, rigidez e dores articulares. A osteoartrite é mais comum entre indivíduos de meia-idade e mais velhos. Os sintomas podem variar de dor ligeira a muito forte nas costas, pescoço, mãos, ancas, joelhos, e/ou pés.

Quando a osteoartrite degenerativa ocorre nas costas, é geralmente referida como osteoartrite das articulações da faceta (porque afeta as articulações da faceta na coluna vertebral).

Glucosamina e Sulfato de Condroitina Suplementos Dietéticos

A glucosamina e o sulfato de condroitina encontram-se naturalmente nos tecidos conjuntivos do corpo humano, tais como os que cobrem as extremidades dos ossos nas articulações. A glucosamina é extraída de tecidos animais tais como caranguejo, lagosta, ou conchas de camarão, enquanto o sulfato de condroitina é encontrado em cartilagens animais tais como traqueia ou cartilagem de tubarão.

São geralmente tomados como suplementos dietéticos (também conhecidos como suplementos nutricionais).

Acredita-se que a glucosamina e o sulfato de condroitina tenham impacto no processo de degeneração da cartilagem da osteoartrite das seguintes formas:

• Pensa-se que o sulfato de glucosamina ajuda na formação e reparação da cartilagem. Alguns testes de laboratório mostram que o sulfato de glucosamina pode ajudar a proteger a cartilagem das articulações, limitando a decomposição e ajudando a acumular níveis de cartilagem. O cloridrato de glucosamina, outra forma de glucosamina, é considerado igualmente eficaz como a forma de sulfato. É absorvido mais facilmente pelo organismo e pode ser tomado em dosagens mais baixas com a mesma eficácia que o sulfato de glucosamina.
  • O sulfato de condroitina faz parte de uma molécula de proteína que ajuda a dar à cartilagem as suas propriedades elásticas e pensa-se que tenha um efeito anti-inflamatório, que pode ajudar a reduzir o inchaço doloroso nas articulações que ocorre quando os ossos expostos na articulação esfregam juntos. Além disso, o sulfato de condroitina também pode ajudar a retardar a quebra da cartilagem e ajudar a restaurar o crescimento da cartilagem para melhor amortecer as articulações.

glucosamina e condroitina

Combinação de Suplementos Nutricionais com Outros Tratamentos

A glucosamina e o sulfato de condroitina podem não proporcionar alívio suficiente da dor a todos os pacientes com osteoartrite. Muitos pacientes consideram que é melhor utilizar suplementos nutricionais de glucosamina e sulfato de condroitina em conjunto com outros tratamentos não cirúrgicos (sob a orientação do seu médico assistente), como por exemplo:

• Medicamentos contra a dor com propriedades anti-inflamatórias, tais como ibuprofeno, inibidores COX-2, naproxeno, e outros anti-inflamatórios não esteróides. O acetaminofeno também pode ser útil para o alívio da dor articular associada à osteoartrite. A toma de glucosamina e sulfato de condroitina pode reduzir a necessidade de alguns pacientes de medicamentos anti-inflamatórios ou para a dor, enquanto outros podem continuar a tomar outros medicamentos para o alívio da dor. No entanto, os doentes que tomam diariamente aspirina devem evitar tomar suplementos de sulfato de condroitina, uma vez que pode contribuir para a hemorragia.
  • Os exercícios de alongamento suave podem ajudar a manter a flexibilidade e a amplitude de movimento, bem como a reduzir a rigidez nos músculos e articulações. O envolvimento em atividade física suave pode também ajudar a manter a saúde geral das costas, mesmo após um surto de dor na osteoartrite ser aliviado.
  • A terapia da água pode ajudar os doentes com dores graves de osteoartrite. A terapia de piscina permite que as articulações não sejam pesadas pela água, o que pode ser menos doloroso do que outros tipos de exercício. Outra forma de exercício suave é a utilização de uma máquina elíptica ou uma bicicleta de exercício estacionária, que proporcionam formas de exercício aeróbico de baixo impacto sobre as articulações.
  • A tração para a osteoartrite cervical e/ou manipulações manuais (por exemplo, quiroprática ou osteopática) pode ajudar a controlar a dor crónica e outros sintomas da osteoartrite, bem como proporcionar alívio de episódios graves de dor. Os pacientes que consideram a tração devem sempre trabalhar com um médico para assegurar uma utilização correta e segura dos dispositivos de tração, uma vez que a aplicação incorreta da tração pode ser prejudicial.