Cigarro eletrônico pode ajudar a parar de fumar?

Pelo menos 9,1% da população brasileira é fumante, o que representaria mais de 20 milhões de pessoas. O vício no cigarro traz muitos males à saúde, por isso muitos procuram formas de vencer este problema.

O cigarro eletrônico tem sido utilizado para substituir o cigarro convencional, se tornando uma alternativa viável para quem deseja parar de fumar. 

Isso acontece porque os vapes fornecem uma dose controlada de nicotina, sem os efeitos nocivos associados ao tabaco, e podem ajudar a reduzir a dependência ao longo do tempo. Embora não seja recomendado para pessoas que não fumam, ele pode ser uma opção segura e eficaz para adultos que desejam parar de fumar.

8 problemas causados pelo cigarro tradicional

Se você é fumante e quer parar de fumar, os problemas que você encontrará listados abaixo poderão te dar motivos para fazer isso agora mesmo.

1. Câncer

O cigarro é a principal causa de câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, rim, bexiga, pâncreas e cavidade nasal.

2. Doenças cardíacas e vasculares

O cigarro contribui para o aparecimento de problemas como infarto do miocárdio, derrame cerebral e doenças arteriais periféricas.

3. Doenças respiratórias

Quem fuma tem maiores probabilidades de ter doenças como bronquite crônica, enfisema e tuberculose.

4. Complicações na gravidez

O tabagismo aumenta o risco de malformação fetal, parto prematuro, baixo peso ao nascer, morte súbita infantil e morte intrauterina.

5. Envelhecimento precoce da pele

O cigarro acelera o processo de envelhecimento da pele, pois reduz a quantidade de colágeno produzido, o que contribui para o surgimento de rugas e linhas de expressão.

6. Mau hálito e má saúde bucal

O tabagismo leva ao mau hálito, manchas nos dentes e gengivas inchadas e sangrantes.

7. Diminuição da fertilidade

O cigarro pode reduzir o número de espermatozoides no sêmen masculino, o que pode dificultar a concepção.

8. Acúmulo de placas de gordura

O cigarro pode levar ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que aumenta o risco de doenças cardíacas.

Como parar de fumar?

Se você quer evitar sofrer de todos estes problemas, começar a mudar seus hábitos é essencial, principalmente sobre parar de fumar.

Comece estabelecendo um motivo para parar de fumar. Pense nos benefícios que terá ao parar de fumar, como melhor saúde, maior longevidade e mais dinheiro.

Outra dica interessante é encontrar atividades alternativas para ocupar o tempo. Passear, ler ou praticar um esporte podem ajudar a reduzir a vontade de fumar.

Para não cair, evite situações que te façam querer fumar. Quando não conseguir evitar essas situações, use técnicas de respiração profunda para controlar a vontade de fumar.

Troque os cigarros por situações com menores riscos, como os  cigarros eletrônicos e suas diferentes variações. No mercado você vai encontrar diferentes nomes e modelos como vapes, PODs, newpipe, entre outros.

Comece a consumir alimentos saudáveis, entre eles frutas, nozes ou outras opções que podem te ajudar na hora que sentir vontade de pegar um cigarro.

Além disso, converse com amigos e familiares para que eles te ajudem a parar de fumar. E principalmente procure ajuda profissional. Se você ainda não consegue parar sozinho, procure ajuda de um profissional para te auxiliar.